Bem Vindas!!!

Bem Vindas Menininhas, espero que aproveitem bastanteee esse blog, pois cada letra escrita nele é com muito carinho. Aqui vc pode encontrar diversos assuntos, desde que seja relacionado a Menininhas, e não esqueça de deixar seu comentário!!!
Beijinhos!!!

sábado, 24 de março de 2012

Matemágica

Gente,olha que matéria legal que a Atrevidinha publicou!!!Que tal aprender uma porção de truques para tirar de letra aqueles conteúdos de matemática que vivem embaralhando a sua cabeça, como as frações, a raiz quadrada e a tabuada? Aí vão várias dicas descoladas para aprender a matéria brincando e ainda lembrar tudinho na hora da prova

Por Rita Trevisan e Louise Vernier


Entender o que o professor explica, acompanhando o raciocínio dele durante as aulas e tirando as dúvidas no momento em que elas surgem, é a melhor maneira de garantir zero de estresse na hora do exame, qualquer que seja a matéria. Agora, conhecer uma ou outra dica, para ajudar no momento de resolver os pontos mais difíceis da matemática, também não faz mal a ninguém. Ao contrário: só vai facilitar a sua vida. Pensando nisso, a Atrevidinha conversou com especialistas e colheu dicas superespertas. Quer ver só?

TABUADA DOS DEDOS

Lembrar as tabuadas do 2, 3, 4 e 5 é moleza. Difícil são as que vêm depois, com números maiores. Então, que tal tentar a tabuada dos dedos? A ferramenta você já tem: as mãos! Quer saber como funciona? Vamos imaginar que você queira resolver a seguinte conta: 7 x 6. Cada uma das mãos vai representar um dos números multiplicadores. Abaixe dois dedos da mão do 7, porque 7 é dois números maior que cinco. Da mão do 6, abaixe um dedo, porque 6 é só um número maior que o cinco. Daí é só seguir os passos:
1. O tanto de dedos abaixados (três) é igual ao total de dezenas do resultado, nesse caso, 3 (o que dá 30).
2. Os dedos esticados de cada mão (três e quatro) serão multiplicados:
3. Some o resultado do passo 1 com o do passo 2
Tcharan! Eis o resultado!
Moleza, né? Agora, que tal se aventurar com outros números? Dá certinho!
x 6
3 => 30
(3 x 4 = 12)
(30 + 12 = 42)
7 x 6 = 42
 

MULTIPLICACÃO
Multiplicar números grandes, às vezes, dá um nó na cabeça. A gente tem de se preocupar em alinhar direitinho as unidades, dezenas, centenas... Ainda bem que inventaram um jeito de facilitar a vida na hora de fazer esse tipo de tarefa.
- Pra começar, é só arrumar os números que você quer multiplicar na tabelinha, como no exemplo:
- Agora você multiplica os números das colunas pelos das linhas e preenche o resto da tabela com o resultado.
- Daí, pegue quatro canetas de cores diferentes para destacar as diagonais da tabela. Faça a soma dos números de cada diagonal e vá completando a tabela.
- Pra finalizar, pegue o resultado de cada soma, no sentido anti-horário, e coloque um ao lado do outro, da esquerda para a direita. Pronto!
2583


DIVISAO
Tudo bem que fazer continha de divisão na chave já facilita bastante a nossa vida. Mas é uma história de dividir primeiro um número, depois multiplicar aquele outro... Então, que tal tentar um caminho mais fácil? Dá uma olhada no passo a passo para divisões de números pares por 2.
Vamos partir do exemplo: 46 ÷ 2 = ?
1. Reescreva o número par como uma soma das suas unidades:?
46 = 40 + 646
2. Divida por 2 cada número da soma do passo 1:
40 ÷ 2 = 2 0
÷ 2 = 3
3. Some os resultados e pronto:
20 + 3 = 23 
Então, 46 ÷ 2 = 23. O raciocínio também vale para continhas de divisão de números ímpares por 2. #ficadica
SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES
Na hora de simpli car frações, não vale ser apressadinha e querer eliminar os números iguais que aparecerem ao mesmo tempo no numerador e no denominador. Tenha calma e realize cada operação com atenção, assim:
 

RAIZ QUADRADA
Quem nunca teve pesadelo com raiz quadrada? Cruz-credo! Mas quer saber? Dá pra descobrir se o resultado da danadinha vai dar num número inteiro só de olhar. Assim: se for a raiz quadrada de um número natural terminado em 2, 3, 7 ou 8, com certeza o resultado será quebrado. Agora, se terminar em 0, 1, 4, 5, 6 ou 9 há possibilidade de que o resultado seja inteiro. Anotou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário